quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Curiosidades sobre desenhos infantis

Quando uma criança recebe (ou pega!) nas mãos uma canetinha e uma folha de papel, a gente já sabe o que vem depois: uma verdadeira arte. No papel, na mesa, na parede, nas mãos… e isso é ótimo!
Separamos uma lista de coisas que você talvez ainda não sabe sobre os desenhos do seu filho:
1. Desenhar é contar uma história. “Quando uma criança desenha ou pinta, não está em questão o julgamento estético de arte. O que se tem ali é uma criança contando sua história particular, única”, diz a arte-educadora Luiza Olivetto, mãe de Homero. Até a Pais&Filhos TV entrou na dança: pediu pra que uma turma toda criativa de crianças desenhassem como imaginavam uma das histórias engraçadas de criança que recebemos. Essa arte virou uma série de desenhos animados super fofa. O último episódio que estreou no canal pode ser visto clicando aqui.
 2. Na hora de desenhar, não existem regras. A gente fica meio preso mesmo: é a sujeira, é o desenho que está esquisito ou sem sentido... A notícia é: isso é ótimo para o desenvolvimento dela.
3. Não existe desenho feio. O certo, o erro, o bonito ou o feio são palavras que não existem no universo da imaginação infantil. Mesmo que o desenho não faça sentido nenhum, não faça críticas, isso só vai bloqueá-lo. O ideal é pedir para que a criança fale sobre o seu trabalho, conte o que criou, por que usou aquelas cores etc.
Essa reportagem foi feita pela Revista Pais & FIlhos. Veja mais 7 curiosidades aqui.

É muito importante também expor as artes de seus filhos. Veja algumas dicas de formas criativas para montar uma mini galeria de arte em casa:






Que tal montar uma parede com várias panchetas de mesmo modelo? Assim, conforme seu filho vai produzindo mais desenhos, você vai trocando facilmente. (Exemplo de prancheta aqui.)





Montar um mural com molduras de diversos modelos, todas com cortiça, no lugar de foto. Assim fica uma exposição divertida e com cara de obra de arte. (Exemplos de molduras aqui e aqui. Cortiça aqui.)


Use um varão de cortina com molduras do mesmo modelo penduradas com fitas. Pode ser usado para fotos ou para os desenhos preciosos das crianças. (Varão de cortina aqui.)


Ou simplesmente use cabos de aço ou corda para varal presos na parede com ganchos. Use pregadores de roupa para uma exposição que mude constantemente, podendo alterar fotos e desenhos. (Kit cabo de aço aqui. Corda para varal aqui. Ganchos aqui. Prendedores de roupa aqui.)

Existem milhares de formas de expor os desenhos de seus pequeninos de forma criativa. Compartilhe também suas idéias aqui nos comentários! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário