quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Volta às aulas 2015!

Segunda-feira a maior parte das escolas começam o ano letivo.
Muitas mamães e papais estão enviando suas princesas pela primeira vez à escola.
Nessa fase tem muita ansiedade por parte dos pais e dúvidas das crianças sobre o que está acontecendo. Segue alguns sites com dicas para ajudar nesse momento que só acontece uma vez:

10 dicas para escolher a melhor escola para seu filho por Crescer

Adaptação dos pais com a entrada dos filhos na escola. por Crescer

A tal "Semana de adaptação" por Marcelo Tas para Crescer

Dicas para o lanchinho:



E para as crianças que vão retornar às aulas, veja dicas de adaptação para esse recomeço:

De olho no peso da mochila do seu filho por Crescer

Material Escolar terá selo de segurança obrigatório por Crescer

Aparências na volta às aulas. por UOL

Como ajudar seu filho na volta às aulas:



E um pouquinho de Mafalda para divertir:





quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

5 coisas que ninguém contou para você sobre ser mãe de menina

Para começar, ela não vai ser exatamente igual a você

Por Malu Echeverria - atualizada em 12/05/2014 18h43
Que a mãe é o primeiro e principal modelo que a filha terá para construir a própria personalidade e feminilidade, talvez você já tenha ouvido falar. Mas isso não quer dizer que ela vai segui-la sem questionamentos ou que vai gostar das mesmas coisas que você. Veja por que é importante respeitar a individualidade da sua filha.
1) Só porque a sua filha é mulher, como você, não quer dizer que vai gostar das mesmas coisas. Cada criança tem sua própria personalidade, afinal;
2) Cuidar da casa não é apenas trabalho de mulher e, sim, de todos que moram nela. Fique atenta a esse detalhe, principalmente, se você tiver meninos e meninas em casa;
3) Nem todas as meninas são fãs de laços e babados. Lembre-se de que é fundamental respeitar as escolhas da sua filha;
4) As meninas podem ficar “apaixonadas” pelo pai entre o 3o e o 5o ano de vida, ao passo que veriam a mãe como uma rival nessa fase. Mas não precisa ficar com ciúme! Esse apego é normal e esperado nessa fase, pois faz parte do desenvolvimento da sexualidade (apesar de não existir conotação sexual) do indivíduo.
5) As meninas são mais precoces do que os meninos – elas andam, falam, deixam as fraldas antes do que eles, por exemplo. E, prepare-se, pois também são bastante questionadoras! Mas veja pelo lado bom: vocês duas têm a crescer com isso.


Postagem original aqui.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

20 atividades para mães e filhas que serão totalmente inesquecíveis





Por 
A construção de uma relação de vida com a sua filha começa a partir do momento em que ela respira e grita com você pela primeira vez. Bom, talvez ela não grite com você, mas ela nasce gritando por comida e amor. Alimente-a, ame-a e estabeleça uma relação para toda a vida com ela.
Eu e minha filha somos ambas roteiristas e adoramos trabalhar juntas. Queremos compartilhar com você algumas de nossas ideias, experiências e formas de construir uma equipe mãe e filha duradoura.
Antes de compartilhar todas as coisas divertidas que vocês podem fazer, queremos contar-lhes uma pequena história. Shannon tem quatro filhas. Elas cresceram e acabaram por afastar-se. Uma noite, ela recebeu um telefonema de uma das garotas, "Mamãe..." e, em seguida, os soluços foram ouvidos através do telefone. Em poucos minutos ela tinha ouvido o suficiente. Ela entrou no carro e dirigiu centenas de quilômetros em meio à neve para encontrar sua menina.
Por que começar uma lista de coisas divertidas para fazer com uma história triste? Porque você como mãe, receberá muitas chamadas telefônicas e quando o telefone da filha é usado devido a problemas toda mãe quer que a primeira chamada seja para ela. Construir um relacionamento agora fará com que você seja a primeira opção do telefonema com pedido de ajuda de sua filha.
Construir uma relação indissolúvel com a sua menina requer ouvir, passar tempo juntas e se divertirem juntas. Aqui estão algumas ideias para você começar.


Ideias divertidas para mães de meninas bebê

  • Jogo de vestir-se: Vestir-se e sair! Não seja tímida. Saias de tule e tiaras brilhantes são perfeitas. Não esqueça as fotos!
  • Iniciem um álbum de fotos tipo scrapbook: juntas incluindo carimbos de mãos cheias de tinta.
  • Karaokê filmado: com canto e dança será uma diversão para sempre.


Ideias divertidas para mães de meninas pequenas


  • Leiam juntas um capítulo de um livro sobre chás,sucos e biscoitos (estilo festa do chá).
  • Leve sua filha para conhecer seu autor favorito. Ou, vistam-se como os personagens do livro e representem uma cena para o papai ou a vovó.
  • Jantar de dez reais: Cada uma tenha em mãos uma nota de 10 reais. Vão até o supermercado e escolham o que vocês querem para o jantar. Vocês podem acabar comendo como prato principal carne moída e gelatina de sobremesa. Não só vocês vão se divertir, mas pode tornar-se uma aula de culinária divertida.
  • Dançar juntas: Ligue a música e se joguem.


Ideias divertidas para mães de pré-adolescentes


  • Rito de passagem: Tenha uma noite especial em que todas as mulheres mais velhas da família deem as boas-vindas a sua filha no aniversário de doze anos em um clube secreto de mulheres. Comemore que ela está crescendo. Todas as minhas filhas recebem um cartão e uma ligação da avó recebendo-as no clube. Escreva uma lista de privilégios especiais para "meninas grandes". Ela já não tem de se sentar à mesa com crianças pequenas nas festas, ela pode ficar acordada por uma hora a mais. Ela já não tem de pedir o menu infantil no restaurante e ela pode escolher suas próprias roupas. Coisas divertidas que mostram sua confiança nela, a respeita e que crescer é divertido. Faça-a sentir-se especial.
  • Aprendam algo novo juntas: Que tal ioga ou arranjo de flores? Fiz com uma de minhas filhas uma aula de surf.
  • Cultura e balé: Muitas vezes há performances locais gratuitas ou cupons para balés, óperas, peças de teatro e outros eventos. Vistam-se conforme a ocasião e conversem sobre as performances. Você não tem que gostar de tudo, apenas experimentar o gosto de um pouco de cultura.


Ideias divertidas para mães de adolescentes

  • Dia de SPA ou pré-baile: Tendo quatro meninas em casa, comprar vestidos de baile era um sério desafio. Começamos a ter festas pré-baile, onde as garotas e todas as suas amigas traziam seus vestidos de festa, trocavam os vestidos, faziam as unhas, arrumavam os cabelos e tudo mais. A pré-festa costumava ser a parte mais divertida do dia.
  • Abracem uma causa: Façam trabalho voluntário ou levantar fundos para uma causa que você aprecia, como para um abrigo de animais local. Faça atos de serviços secretos para a família ou vizinhos como uma equipe.
  • Apoie suas atividades: Para mim isso significava ir para um acampamento de meninas por uma semana. Ou um ano de reuniões de planejamento de um evento musical realizado em um parque. O bônus era eu ser a mãe legal e ela me vendo através dos olhos de seus amigos. Estes eventos têm enormes retornos.
  • Planejar uma festa inesquecível: Nós planejamos um baile de máscaras baseado no filme, "O Fantasma da Ópera". Desocupamos e limpamos parte da casa, pedimos emprestados equipamentos de DJ e luzes, colocamos uma máquina de fumaça, televisores no mudo reproduzindo o filme por toda a casa e espalhamos comida em vários lugares. Os convites foram escritos em CDs da música "Mascarado".
  • Rainha por um dia: Tenha uma "bolsa da diversão". Depositem seus trocados ali e quando a bolsa estiver cheia façam um almoço divertido juntas e deixe sua filha comer as guloseimas que ela desejar. Mime-a. Vocês vão se divertir enchendo a bolsa, ela vai aprender a ter seu orçamento para a diversão, sabendo que a diversão dura enquanto a bolsa estiver cheia! Revezem-se sendo a rainha e planejando.
  • Planejar uma viagem anual juntas: Vocês não precisam ir muito longe, mas pode ser muito divertido explorar novos lugares juntas.
  • Crie tradições: Leve-a para almoçar na primeira sexta-feira do mês e assistam a filmes bobos juntas.

Ideias divertidas para mães e filhas adultas que também são mães

  • Aprendam algo por uma causa: Aprendam a tricotar em conjunto para fazer e doar toucas de lã para bebês prematuros de um hospital. Ou, aprender a fazer acolchoados simples para abrigos. O serviço nos une.
  • Estabeleçam um dia sem crianças: A nova mamãe também pode gostar de um dia só dela com a nova e divertida vovó, sem as crianças.
  • Encontrem um hobby juntas: A história da família pode ser muito divertida quando feita com uma filha, ela aprenderá coisas que não sabia sobre os antepassados e você começa a passar adiante as histórias de família.

Não importa o quão simples ou elaboradas sejam suas atividades, estarem unidas como mãe e filha pode trazer grande alegria para ambas. Encontre uma maneira de se aproximar mais de sua filha e observe como essa conexão crescerá através das gerações. Seja aquela a quem ela chama primeiro quando precisa de amor.


Link original da postagem aqui.
Imagem por Corinna Hoffman
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Activities for mothers and daughters that they will absolutely never forget.